Foto: Pixabay
Projeto de Lei que torna obrigatório o ensino da Língua Brasileira de Sinais nas escolas de Ensino Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental de São Gabriel foi aprovado em sessão ordinária da Câmara de Vereadores, no último dia 18.
FOTOS: Olimpíada Rural movimentou Nova Palma no final de semana
A proposta, de autoria do vereador Antônio Bertazzo (PDT), deverá ser aplicada por meio de oficinas, e tem como objetivo capacitar os alunos para exercer a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais e incentivar a inserção social de alunos surdos.
Segundo o vereador, o projeto foi estudado com a Secretaria de Educação do município para que a lei realmente saia do papel e seja colocada em prática nas escolas.
Chuva e vento causam estragos em Santa Maria e região
- Nós vemos em diversos municípios muitas leis neste sentido, mas que não são executadas na prática. Aqui encontramos a modalidade de oficinas para começar a implantar esta cultura em nosso município - explica Bertazzo.
A proposta prevê o prazo de um ano para que as escolas se adequarem. O texto diz, ainda, que a prefeitura será a responsável por viabilizar as ações com verbas específicas no orçamento para a formação, capacitação e qualificação de professores, servidores e empregados para o uso e difusão da língua nas escolas.